Avaliação do Usuário
PiorMelhor 


Curando a Criança Ferida Dentro de Nós


HISTÓRIA DA VIVÊNCIA




Aídda Pustilnik, no decorrer dos anos 1980, em sua prática com grupos de desenvolvimento, criou e manteve uma atividade grupal de autodesenvolvimento denominada Curando a Criança Ferida Dentro de Nós.

 

No início dos anos 1990, em uma de suas permanências nos Estados Unidos, para estudos na Barbara Brennan School of Healing, deparou-se com a divulgação de uma prática terapêutica, com denominação semelhante à atividade que desenvolvia no Brasil, contudo, centrada em uma metodologia denominada "terapia da metáfora", criada por David Grove (1951-2008), psicólogo neozelandês com residência norte-americana.


A terapia da metáfora compreende que os traumas infantis são fixados em nosso inconsciente através de condensações do tempo e que, na vida adulta, se manifestam através de metáforas --- usualmente corporais ---, tais como: “tenho um nó na garganta...”, “sinto um buraco no peito", “tenho um branco na cabeça”, “sinto um nó no estômago”. Então, segundo essa compreensão, a criança ferida --- o trauma --- permanece nas entrelinhas do “texto” da vida cotidiana até que seja retomado e restaurado de uma forma saudável.

 

O recurso terapêutico, elaborado por David Grove, propõe-se a alargar o tempo, condensado no interior da metáfora, através da utilização de linguagem limpa --- interlocução sem julgamentos e sem qualificações ---, que permita o desvendamento tanto dos seus conteúdos negativos como também dos seus recursos para a solução dos impasses identificados, fatores que propiciam condições para uma vida mais fluída e, pois, mais saudável.

 

Em 1991, já no Brasil, Aídda Pustinilk reestruturou a vivência grupal anterior, incluindo, entre suas atividades, também esse recurso terapêutico. Desde então, a vivência tem sido oferecida ininterruptamente, em três --- por vezes dois --- períodos anuais (ver a página "Calendário", neste site), atraindo pessoas de todas as partes do país.

 

Da forma como a vivência está estruturada, propicia aos participantes variados momentos de investigação e contato com seus impedimentos psicológicos, como também com seus recursos de vida saudável.









Login Form